Na última segunda-feira, dia 5 de Janeiro, a Prefeitura do Rio divulgou as normas para as atividades dos caminhões de comida na cidade.
Dentre as determinações, estão a da itinerância dos food trucks (como o Garfo Viajante já tinha comentado), que não poderão parar em um só local por dias consecutivos e perto de comércio. Como já era esperado, a Prefeitura vai divulgar um edital no próximo mês com os endereços e os valores das diárias. Para poder ter seu negócio na rua, é preciso estar em dia com a documentação (CNPJ, Alvará...) e ter sido pré-aprovado em um projeto.
Ora. Se é necessário passar em um projeto, além de estar em dia com a burocracia, há de se esperar uma certa "seleção" dos caminhões. Veremos a boa e velha "meritocracia" do Rio de Janeiro sendo posta em prática?
Para seu veículo poder circular pela cidade, é preciso estar atento também às normas de tamanho dos carros, a quantidade de mesas e cadeiras, limpeza e descarte de materiais, e também a ter gerador (independente do lugar de estacionamento, a Prefeitura não fornece energia elétrica pública). E principalmente, os cuidados com a vigilância sanitária, já que os alimentos serão vistoriados - desde os que são levados prontos, até os preparados na hora.
Para mais informações, fique ligado no site da Prefeitura, nos setores de Ordem Pública e de Turismo. Aqui tem mais informações sobre as novas normas.
E também o site do Vereador Marcelo Queiroz, Food Truck Carioca. Bem informativo, dá um passo a passo para a legalização, qualificação no Sebrae e no SindRio, e mais dicas da novidade gastronômica sobre rodas.