Orlando, Flórida.
Segunda casa dos brasileiros.
Casa do Mickey Mouse. Paraíso das compras. Walmart, Ross, TjMax. McDonalds, Burger King, Wendy's, IHOP, Waffle House, entre outras redes que ficam a um pulo dos parques, com seus preços convidativos e gordura trans.
Tudo parece bom, mas você bem sabe o resultado quando chega em casa: dez quilos a mais e uma carteira vazia.
Por isso o Garfo Viajante fez um ranking de bons lugares para comer, desde o que dá pra pagar com as moedinhas de Quarter, até o Cartão de Crédito Black/Platinum.
1 Obama = Baratinho, baratinho
Chick Fil-A
Fast Food sem culpa (ou menos dor na consciência). Tudo é a base de frango, não vá procurando carne de boi ou de porco, o negócio aqui é peito de frango grelhado ou empanado, suculento e na medida. Os sanduíches são honestos, com salada fresca e molho. A batata frita é em formato waffle, crocante por fora e macia por dentro, uma delícia, e bem viciante. Peça os molhos barbecue e honey mustard para acompanhar. A limonada deles é fresca e deliciosa, fuja dos refrigerantes.
Bom para: famílias, crianças, pessoas de idade, aqueles que gostam de comida light, batata frita freaks.
Rede de Tex-Mex em várias localidades de Orlando, os pratos são imensos e bem gostosos. Quem gosta de comida condimentada vai se decepcionar um pouco, pois o nível de pimenta deles (do que vem da cozinha) é bem pequeno. Por isso, é bom para iniciantes em comida mexicana e para quem não tolera pimenta. Mas, os restaurantes tem um bar de pimentas separadas por níveis, então dá para brincar um pouco com as opções da casa. O mais apimentado rende até uma competição por sobrevivência.
Bom para: grupos, família, crianças, quem quer dar o primeiro passo na comida mexicana, corajosos que experimentam pimenta pura.
O food truck de frango empanado com waffles da Melissa é uma graça. O soul food americano é um tanto familiar com a nossa comida caseira, mas o clássico frango com waffles é realmente inusitado. A massa é levemente doce, o frango macio pelo buttercream, e levemente apimentado, com uma camada de massa frita. Tudo isso coberto por um molho salgado e uma calda doce. Estranho? Muito. Gostoso? Demais.
Bom para: quem gosta de se arriscar, pessoas que comem banana com feijão, quem não tem medo de dor de barriga.
O hamburger da mini rede Five Guys é um ótimo exemplo de como um clássico tem que ser: discos finos e crocantes de carne, suculentos e temperados na medida. E ainda tem a maravilhosa experiência de você mesmo ser o chef, ao escolher o que vem dentro: molhos, cebolas, pimentões, cogumelos, entre outras opções. A batata frita é rústica e o refrigerante é refil. Há quem diga que lembre muito o finado hamburger do Bob's de trinta anos atrás.
Bom para: carnívoros, pessoas que são do bem e gostam de bacon, quem anda sobre a Terra.
O queridinho hipster e grande rede avassaladora de fast food/mexicano diz bem ao que veio. O menu é simples e direto. Você não tem nem como pensar, é como uma continuação mais bad ass do Spoleto. As filas são imensas, ainda bem, já que é ali que você decide o que quer. Ou é um burrito, ou um taco, ou um prato. Cabô. É feijão, arroz, carne, frango, sour cream, guacamole, um em cima do outro, parece até Baile do Scala de Carnaval. Você vai para a sua mesa com um bebê de 1kg de delícias. O burrito parece um caminhão.
Bom para: famintos, quem curte uma pimentinha marota, hora do almoço, pessoas jovens com estômago.
2 Obamas = Paguei e nem suei
Perto dos parques da Disney, a uns 15 minutos de distância, fica esse restaurante cubano que faz lembrar da comida brasileira. Não só pela banana com feijão, mas também pela carne estilo churrasco que a casa oferece. A banana frita é realmente um dos pontos altos, até tira um pouco do espaço da batata frita. Vá e peça um Cubano, um sanduíche clássico, ou uma Vaca Frita.
Bom para: brasileiros, quem gosta de banana com comida, carnívoros.
A rede Olive Garden é imensa, tão multi milionária quanto o Chipotle, mas as duas tem comidas tão fantásticas que justificam o prestígio. Primeiro, o atendimento é ótimo, a salada e o breadstick (grátis) já valem a entrada no restaurante. Segundo, todos os pratos são bem feitos, nem parece um "fast food" de comida italiana. Para completar, as promoções são fantásticas, como cinco pratos por USD19,00. O meu lado glutão sempre chora.
Bom para: todo mundo.
Um restaurante moderninho, meio hipster, com uma carta de drinks bacana e pratos clássicos norte-americanos com uma "pegada" diferente. A decoração e o conceito do restaurante, como uma farmácia antiga, tratando as bebidas como elixires, e o que vem da cozinha como uma "receita médica" é o ponto alto. Os ingredientes são todos locais e orgânicos. Uma refeição de até duas pessoas sai por uns USD40,00, o que é bom diante de todo o hype.
Bom para: hipsters, quem procura uma novidade gastronômica, beberrões, fãs de orgânicos.
Os dois restaurantes dos parques do Harry Potter na Universal são bons por dois motivos: quem é fã (como eu) vai se sentir dentro das histórias, com cenários tão perfeitos. O outro é a comida ser relativamente boa, diante de outras opções do mesmo preço nos parques. Se eu fosse você, escolheria o Leaky Cauldron, dentro do Diagon Alley (a parte nova). O menu tem mais opções, os sanduíches são bons e honestos, e eles foram ainda mais primorosos nesse restaurante. Vá, sente-se e tome um butterbeer frozen.
Bom para: fãs de Harry Potter, quem quer fugir de corn dogs e pipocas na Universal.
Um dos queridinhos dos brasileiros em Orlando, o Cheesecake Factory realmente é uma boa opção para fazer uma refeição de preço mediano a caro. O menu é farto, as entradas tem uma boa reputação, assim como as pizzas e as massas. Os Tacos Vietnamitas são uma escolha sempre certa, mas o cheesecake (como o nome da casa sugere) é uma obrigação. São muitos sabores, e escolher um sabor pela primeira vez é sempre uma tortura (E USD8,00 por uma fatia também dói o coração #mãodevaca).
Bom para: famílias, crianças, grupos, pessoas que andam sobre a crosta terrestre, gente de bem que gosta de um docinho.
3 Obamas = Paguei com cartão de crédito e chorei com o IOF
Restaurante temático que te leva para a Era de Ouro de Hollywood, com toda a decoração e figurino do final dos anos 20. As muitas fotos de estrelas da época vão te prender, ainda mais se for fã do cinema clássico americano. O menu é bem tradicional, e a salada cobb (ovos, bacon, frango, agrião, abacate, alface e queijo roquefort) é obrigatória. O restaurante fica dentro do Hollywood Studios, e é uma espécie de oásis completamente fora da vibração do parque.
Bom para: terminar o dia no Hollywood Studios, quem procura um restaurante temático.
Um pouco fora do limites dos parque, esse restaurante/bar é um dos mais elogiados ao norte do centro de Orlando. A cozinha é tipicamente americana, com frutos do mar e carnes. Tudo feito com cara de restaurante em uma casa modificada. Os tomates verdes fritos, o gnocci e o peito de pato são alguns dos pratos mais pedidos. Se estiver na vibe de um restaurante chique, é esse.
Bom para: casais em busca de romance, fãs de gastronomia chique, pessoas com carro
Winter Park fica a uns 15 minutos do centro de Orlando, e é hoje lar de alguns dos restaurantes mais inovadores da cidade. O Ravenous Pig é o que o nome já diz, o Porco Voraz. No caso, você é o Porco, né, mas a chance de se esbaldar nos vários cortes do animal é pouca, já que a casa é um gastropub (leia-se pratos bonitos com pouca comida). Mesmo assim, a qualidade e sabor dos pratos vale a distância e o preço. Se no dia tiver barriga de porco, peça.
Bom para: casais, pessoas que gostam de porco, casais românticos que gostam de porco, casais com carro.
Mais um restaurante temático do universo Disney, o Boma é uma viagem pela África feita com maestria. O buffet oferece pratos dos 50 países do continente, e é uma oportunidade de não só conhecer os pratos típicos, mas também de encher a barriga. O restaurante, que fica no Animal Kingdom Lodge, é uma boa escolha por oferecer uma comida inusitada, mas não muito indicada para quem só curte hamburger e batata frita.
Bom para: conhecer pratos africanos, famílias, casais, iniciar um dia no Animal Kingdom.
Esse é pra quem quer estourar o cofrinho, fazer miséria no cartão e esfregar o IOF na cara da sociedade. O Capa fica na cobertura do hotel mais high society de Orlando, e você pode beber drinks e fazer vídeos para quem achava que você estava na pior. O menu é de inspiração espanhola, com tapas, frutos do mar e presuntos crus. Se a ideia é ostentar, peça ostras e coma na sacada olhando para a cidade. Depois faça que nem a
Carolina Ferraz na novela porque você merece.
Bom para: gente rica.
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL "OBAMA LIKES"
Almôndegas com purê de batata e molhinho da IKEA = USD5,99
(que delícia)
(Com colaboração de Thiago Gusmão, expert nos parques da Disney)