terça-feira, 4 de abril de 2017

The Ramen Strikes Back

O Garfo retorna!
Não só porque a segunda vez é mais gostosa, mas também para dar mais dicas da terra cantada por Frank Sinatra (e também pelo Ja Rule).

Em um capítulo anterior falamos do ramen, de sua origem e de um restaurante muito bom. Hoje vamos falar de duas casas de ramen que estão nas listas de preferência dos novaiorquinos, e o melhor, duas filiais ficam na mesma rua em Hell's Kitchen. Então separe um dia e conheça os dois (overdose de ramen, eu apoio).


bolotas de gordura de porco *_*


Ippudo

Este restaurante foi fundado pelo "rei do ramen", Shigemi Kalahari, e já tem filiais em outras cidades, como Londres e Sydney, mas foi em Nova York que a primeira loja internacional abriu. O Ippudo tem uma marca, o caldo Nakata tonkotsu (feito a base de ossos de porco, mas isso você já leu por aqui), que o Seu Shigemi levou lá da ilha japonesa de Kyushu.

O Ippudo é bem tradicional, os atendentes te saúdam en japonês na entrada e na saída (é uma gritaria, fica até engraçado). O caldo tonkotsu é limpo, tem um sabor suave e bem balanceado. O macarrão tem boa consistência, o chashu (pedaços de porco) seguem a linha de pouca gordura, mas muito macios, e os acompanhamentos (nori, cebolinha, etc) complementam bem o caldo (que é o rockstar, vamos dizer assim). O que eu aconselho mesmo a pedir de extra é o ovo cozido temperado, nitamago, que é delicioso demais. Eu comeria só o ovo com caldo e ficaria feliz para sempre. Ah, para quem não pode comer glúten foi lançado recentemente um noodle especial, e existe também um ramen vegetariano, então é para todas as tribos.

Dica esperta: não deixe de pedir de entrada os Hirata buns de porco! São pães mais leves que uma pluma, cozidos no vapor, e recheados com barriga de porco, alface e maionese. Divino.

NOTA:
Caldo: 8/10
Macarrão: 8/10
Chashu: 7/10
Acompanhamentos: 8/10
Geral: 8/10
*Pãozinho com porco (Pork Bao): 10/10 (fã incondicional)

Endereço: Ippudo East Village - 65 Fourth Avenue (Entre 9th and 10th St) e Ippudo Westside (321 West 51st Street, entre 8th e 9th Avenue)

vegan's nightmare

Totto Ramen

Uma coisa importante a se dizer do Totto é que os caras também não brincam em serviço. Não aparentam ser tradicionalistas, como o Ippudo, mas é só bater os olhos no cardápio para ver que os miguxos querem zoar com a sua cabeça.

No cardápio, tudo que eles te apresentam é o "paitan de frango". Ok. Paitan significa caldo branco, mas o tonkotsu também é, ou seja, paitan é um grupo. Ao comer ramen, voce vai encontrar caldos claros (Chintan) e caldos leitosos (Paitan). Então, o que seria o paitan?

Nas interwebz gastronômicas, há quem diga que o paitan seria de origem cantonesa, um caldo a base de ossos de frango e de frutos do mar. E tem quem diga que é bastante pé de frango na panela, água e fervura. Todo esse suco de frango e colágeno torna o caldo bem branquinho. O que é o caldo de frango do Totto Ramen eu não sei, mas é bem delicioso.

Todos os caldos são de frango, menos o vegetariano, de soja. Você ainda tem a opção de acrescentar uma porção generosa de miso no seu caldo, para deixá-lo ainda mais rico e intenso. Delícia. O macarrão é estilo miojo, bem ondulado e com boa mordida, o chashu (que pode ser de porco ou de frango, seguindo o sabor do caldo) tem bastante gordura, até demais, o que atrapalha pelo excesso, e os acompanhamentos deixam um pouco a desejar, o ovo é sem graça e precisaria de menos tempo de cozimento.

NOTA:
Caldo: 8/10
Macarrão: 7/10
Chashu (de porco): 6/10
Acompanhamentos: 7/10
Geral: 7/10

Endereço: 464 W 51st St, New York

Nenhum comentário:

Postar um comentário